segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dicas para escrever uma boa monografia

Durante muitos anos lendo e corrigindo monografias, pudemos encontrar alguns aspectos que podem ajudar a escrever melhor uma monografia.
Vamos listar alguns deles:
a) Tenha bem claro o tema sobre o qual vai pesquisar
b) Antes de iniciar a escrita procure ler bastante sobre o tema.
c) Tenha claro seu objeto de pesquisa e o recorte que fez sobre o mesmo.
d) O texto de introdução vai ser o último texto que você deve escrever, escreva uma introdução provisória e depois vai mudando ao longo do trabalho até torná-la definitiva ao final do trabalho.
e) Escreva um sumário e acrescente as modificações ao longo do trabalho. O sumário nos ajuda a ter uma visão geral do trabalho. Toda vez que modificar um título ou subtítulo no trabalho, deve fazer a mesma modificação no sumário. Aconselho ter um sumário escrito a lápis ao lado do computador.
f) Se as partes da monografia forem extensas escreva-as em arquivos separados, facilita a consulta.
g) Mantenha as referências  em arquivo separado e toda vez que acrescentar uma referência no texto, acrescente-a também nas referências.
h) Tenha  uma pergunta central para nortear a pesquisa ( problema da pesquisa)
i) Essa pergunta deve se transformar em objetivo geral que será escrito em forma de afirmação iniciando-se com um verbo no infinitivo.
k) Os objetivos gerais também devem ser escritos em forma de afirmativa iniciada com verbos no infinitivo.
l) A pergunta central também deve estar de alguma forma presente no título da monografia.
m) Na justificativa é interessante apresentar a importância de sua monografia para a sociedade, ou para o segmento da sociedade a que ela possa interessar. Indique qual é a importãncia da pesquisa para sua vida parofissional e acadêmica. Apresente também o que sua pesquisa acrescentará ao conhecimento cientîfico e acadêmico.
n) No referencial teórico não se esqueça de referenciar as citações diretas e indiretas. É preferível pecar pelo excesso de referenciação do que pela falta e ser ainda acusado de plágio.
o) Aponte com clareza o material e a metodologia a ser aplicada.
p) Ao analisar os dados, não faça afirmativas diretas. Modalize essas afirmativas: os dados parecem apontar, os dados levam-nos a pensar as seguintes hipóteses, os apontam para.... Afirmativas diretas são sempre ocasiões para a banca " pegar no pé" do examinando.
r) Confira se as referências no corpo do texto são as mesmas do item referências.
s) Escreva de forma clara, concisa, direta. Evite erros de ortografia e pontuação. Peça uma pessoa que entenda para fazer uma revisão do seu texto.
t) Procure manter contato constante com o orientador, mesmo que seja só por e-mails. Lembre-se de que é o orientando que deve procurar o orientador e não o orientador procurar o orientando.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Bom trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário